O pedagogo Empresarial
Com o tempo, a ampliação e a diversificação dos processos educativos, o campo de atuação do pedagogo tornou-se mais amplo; além da Pedagogia em âmbito escolar, o pedagogo passou a atuar em outros ambientes, denominados informais.
Este novo olhar da Pedagogia e do pedagogo proporciona a expansão do conhecimento para os diversos setores sociais, possibilitando a construção de novos saberes e competências frente aos novos rumos do mercado, rumos estes ligados à globalização.
Atualmente, o pedagogo pode desenvolver seu trabalho na Administração Escolar, na Coordenação Pedagógica, na Orientação Educacional, na Supervisão escolar, em Departamentos de Recursos Humanos, em museus e teatros, assessorando pedagogicamente empresas de comunicação em massa como jornais, televisão, rádios, orientando o uso pedagógico das tecnologias de informação que surgem, coordenando programas e projetos voltados para educação e promoção social, atua em setores públicos e tercerizados como hospitais, entre outros.
Nasce, neste novo contexto, a pedagogia empresarial, ligada à necessidade de formação e planejamento dos Recursos Humanos.
Surge, então, a figura do pedagogo empresarial, que com suas aptidões se destaca no mercado de trabalho, particularmente dentro das empresas, uma vez que coopera dentro delas para o crescimento dos indivíduos através de ações de informação, explorando sempre suas potencialidades, levando-os à produtividade, por meio de ensino, estímulos e motivações.
Segundo Amélia Escotto do Amaral (2008, p.11) “cabe à Pedagogia a busca de estratégias que garantam uma melhor aprendizagem”. O que a autora diz ressalta o papel do pedagogo como articulador entre o ensino e a aprendizagem dentro das organizações.
Ainda segundo Lopes (2006, apud Amaral, 2008) o pedagogo empresarial “promove a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e autonomia emocional e cognitiva”.
A fala desses autores salienta mais uma vez a importância desse profissional no desenvolvimento profissional e pessoal de pessoas, que é o diferencial hoje dentro das empresas frente à necessidade do mercado de trabalho.
Referência Bibliográfica:
RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Wak, 2008.
(Postado por Michelle)
(Postado por Michelle)